O I Encontro Nacional de
Pesquisas e Práticas em Educação (I ENAPPE), cujo tema foi
Diversidade e Qualidade em Educação, realizou-se na cidade de Natal/RN período
de 07 a 09 de novembro de 2012 no Centro de Educação (CE) da Universisade
Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Consistiu em um espaço de socialização de
estudos, pesquisas e relatos de experiências e de práticas educativas, tanto na
educação básica quanto no ensino superior. Teve como finalidade, possibilitar o
diálogo entre os saberes produzidos em diferentes contextos pedagógicos,
formais e não formais, envolvendo pesquisadores e profissionais que atuam em
diferentes regiões do país.
A abrangência nacional do encontro, justificou-se pela forte inserção nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação, com o estabelecimento de convênios e projetos institucionais entre pesquisadores de diferentes universidades no Brasil. O evento reuniu docentes e profissionais ligados ou interessados na área, bem como de graduandos e de pós-graduação, em debates proveitosos sobre temáticas educacionais contemporâneas, contribuindo para que ocorrece diálogos e produções de conhecimentos na área, para a formação profissional inicial e continuada e para o fortalecimento da articulação entre educação básica e ensino superior.
A abrangência nacional do encontro, justificou-se pela forte inserção nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação, com o estabelecimento de convênios e projetos institucionais entre pesquisadores de diferentes universidades no Brasil. O evento reuniu docentes e profissionais ligados ou interessados na área, bem como de graduandos e de pós-graduação, em debates proveitosos sobre temáticas educacionais contemporâneas, contribuindo para que ocorrece diálogos e produções de conhecimentos na área, para a formação profissional inicial e continuada e para o fortalecimento da articulação entre educação básica e ensino superior.
A programação do encontro contou com conferências, mesas-redondas,
simpósios temáticos, sessões de pôsteres, minicursos, diálogos pedagógicos, lançamento de livros e revistas e atividades
culturais. As peteanas tiveram participação ativa em apresentações de
trabalhos e pôsteres. Os aprendizados e saberes construídos contruíram para a atualização de discussões sobre Educação e trabalho, formação de
professores: desafios e perspectivas, dilemas da pedagogia, diversidade, inclusão,
contextos educativos, linguagem e práticas educativas, dentre outras. Esses momentos
nos proporcinou atividades práticas e trocas de experências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário