De acordo com a Lei nº 11.180 de 23 de
setembro de 2005, o Programa de Educação Tutorial – PET trata-se de grupos direcionado
a alunos/as regularmente
matriculados/as em cursos de graduação que recebem orientação acadêmica de
professores-tutores, orientados pelo princípio da
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Tem por objetivo
desenvolver atividades acadêmicas com excelência técnica, científica,
tecnológica e acadêmica, contribuindo para a elevação da qualidade da formação
acadêmica dos alunos e docentes da graduação.
A motivação para
apresentar a proposta de formação de um Grupo PET no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus
Central, vem da busca constante de aperfeiçoamento das estratégias
pedagógicas voltadas para a atualização curricular e para a adequação do ensino
à realidade social da região do Oeste Potiguar, em particular, da Região
Nordeste e do país, de forma geral.
Dois
importantes eixos motivaram a formação do PET Pedagogia: primeiro, o interesse
institucional de incentivar e qualificar os alunos para seguir a carreira
acadêmica; segundo, o compromisso social de formar profissionais com
competências acadêmicas para inserir-se no mercado de trabalho. A principal
meta é a de consolidar e ampliar as frentes de ensino, pesquisa e extensão, visando uma formação ampla de
qualidade que possa ofertar à sociedade um profissional qualificado,
atualizado e comprometido com a perspectiva de formação profissional
continuada, crítica, cidadã, ética e com disposição para intervir socialmente.
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